Branding 3.0

 Chegamos a nova era da comunicação. Consumidores e marcas desenvolvem relações cada vez mais fortes. Onde marcas com apelo físico tendem a desaparecer, dando lugar às que possuem alma, são autênticas e percebem o ser humano com mente e coração.

Nesse novo modelo de economia e consumo, as marcas enxergam o consumidor como parte da natureza, onde há uma relação de interdependência entre homem e meio-ambiente. As pessoas buscam isso cada vez mais, pois querem fazer parte de algo maior.

A partir de tais conceitos, entende-se o ser humano em 3 fatores:

1º) Ser emocional: as emoções comandam todas as decisões. É isso que nos faz mudar de idéia tantas vezes. O dinheiro compra, as emoções vendem.

2º) Ser irracional: a força das emoções nos traz o auto-engano. Nem sempre falamos o que realmente pensamos e sempre compramos o que não precisamos. Somos presentistas.

3º) Ser social: a necessidade humana de socializar para sobreviver. Por isso, ao sair, escolhemos sempre o lugar mais lotado, mesmo que isso implique em cerveja quente;

Conclui-se então, que o grande valor humano está na alma e não no corpo.

Busca-se uma profundidade nas relações humanas, muito mais que uma vivência, uma experiência sensorial. E o mesmo acontece com as marcas. As pessoas não querem apenas um produto bonito e que faz bem, querem viver uma experiência, querem ser inseridas no contexto. Ouvir, cheirar, apalpar, saborear e além de ver, sentir.

O designer tem a competência de conectar saberes e pessoas, através de experiências, onde tudo tem algum sentido.

No Branding 3.0 busca-se baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial, encontra-se o valor humano. Afinal, a maior fonte de inspiração para designers é a natureza, tanto humana, quanto de todo o ecossistema .

Saiba mais no vídeo abaixo, Fred Gelli, diretor da Tátil Design, explica melhor o que é o projeto Branding 3.0:

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